top of page

Atendimento domiciliar psicológico

Home Care

kisspng-butterfly-blue-stock-photography

Quais são os principais motivadores de atendimento psicológico domiciliar?

 

  • Limitações Logísticas: Compreende basicamente o atendimento ao grupo familiar. Muitas vezes é difícil organizar e locomover vários membros da família ao consultório, principalmente em casos de famílias maiores. Às vezes a única forma de se conseguir promover Terapia Familiar é efetuar os atendimentos na residência da própria família.

  • Vantagens Clínicas: Compreendem alguns dos atendimentos a crianças e adolescentes, no que tange à psicoeducação, e também ao AT (Acompanhamento Terapêutico). No caso da psicoeducação, efetuar esse tipo de terapia no ambiente domiciliar torna possível analisar as contingências sociais da criança, pais, avós, babá, irmãos etc. De igual forma, o AT – Acompanhamento Terapêutico permite ao psicólogo analisar e pontuar quase que imediatamente nas relações do paciente com o meio social.   

  • Limitações Físicas: É o grupo de pacientes que têm dificuldade de locomoção. Nesse grupo se enquadram os idosos, os portadores de deficiência física, pessoas que sofreram acidentes e temporariamente têm dificuldade em se locomover, pessoas acamadas, pessoas mais fracas por conta de tratamento oncológico, que sofreram de AVC entre outros. 

  • Limitações Clínicas: Compreendem os casos clínicos, quando críticos, de fobia social, ansiedade, depressão e outros que desmotivam as pessoas a saírem de casa, tornando possível a Terapia apenas se realizada no ambiente domiciliar.

Para quem é indicado?

O atendimento psicológico domiciliar, ou atendimento psicológico home care, é indicado para terapia familiar, crianças e adolescentes, psicoeducação de pais, casais, idosos, portadores de deficiência, pessoas acamadas ou ainda para todas as idades quando envolve limitações logísticas, limitações físicas ou limitações clínicas.

Abaixo estão elencados os casos mais comuns para a busca de uma terapia domiciliar:

  • Queixas relacionadas ao âmbito familiar: desestruturação familiar, problemas de relacionamento, parceiro, famílias que não conseguem se organizar para todos seus membros irem até o consultório

  • Adolescentes e Juventude: distância da família, isolamento e relações sociais, os conflitos com autoridade, performance escolar, a convivência.

  • Crianças e psicoeducação de pais: relacionamento na escola, bullying, relacionamento com adultos, hábitos alimentares, sono e problemas de comportamento (geralmente as crianças se comportam de forma diferente em seu próprio lar, possibilitando ao psicólogo identificar mais rapidamente, facilitando as intervenções).

  • Queixas relativas ao profundo estado de depressão, ansiedade, fobia social, angústia, insegurança, entre outras, que as limitem de sair de casa.

  • Depressão pós parto.

  • Pessoas de qualquer idade e familiares que lidam com espera de exames importantes, medo de doença grave ou antes de realização de procedimentos cirúrgicos delicados.

  • Pessoas que desejam fazer terapia, mas não podem ou têm dificuldade de locomoção, como idosos e portadores de deficiência física.

  • Necessidade de repensar o sentido da vida, frente ao luto pela perda de uma pessoa amada.

Onde são realizados os atendimentos Home Care?

 

Os atendimentos psicológicos domiciliares são geralmente realizados nos seguintes ambientesResidência do paciente; Casa de Repouso; Hospital; Hospital psiquiátrico; Vários outros, principalmente nos casos de AT - Acompanhamento Terapêutico.

* O trabalho de Home Care respeitará o Código de Ética Profissional do Psicólogo referente à proteção da intimidade das pessoas atendidas.

bottom of page