(21)99963-6640
Psicóloga Clínica - CRP 05/55919
Terapia Cognitivo-Comportamental.

Psicóloga Clínica
Paula Freitas de Souza
"Psicólogos não medicam porque amor próprio e aceitação não vem em pílulas."

Para pedir ajuda a um profissional de psicologia não é preciso estar louco nem fora de si. Pelo contrário, hoje em dia é bastante comum ir à terapia para melhorar e conhecer melhor o nosso interior. A terapia se transformou, para muitas pessoas, em um espaço onde é possível explorar suas luzes e suas sombras e aprender com elas. Se trata de aprender a enxergar os seus problemas a partir de outra perspectiva.
A compreensão de uma psicóloga para com seu cliente é fundamental para que a terapia siga em frente.
Desde sempre sei que a maior dificuldade do cliente é não ser e nem se sentir julgado, é confiar naquele em que ele não conhece com certeza do sigilo absoluto sobre o que é dito por ele. Sempre fui uma profissional que escolhe o acolhimento como o primeiro contato imediato. Minha intenção é fazer com que o Cliente saiba que ele está em um local seguro.
Postura profissional

Empatia
Ter empatia não é fazer pelo o outro aquilo que você gostaria que fizessem por você.
Ter empatia é fazer pelo outro aquilo que ele precisa. É ter sensibilidade suficiente para perceber as necessidades dele, tirando completamente o foco do seu próprio umbigo.
Sigilo
É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.
Neutralidade
A neutralidade no processo terapêutico é uma das qualidades que o terapeuta deve desenvolver. Ser neutro significa não dar conselhos, opinião pessoal ou julgar segundo seus próprios valores morais, sociais e religiosos.
Ética
Na psicologia, a ética também tem um importante papel, já que profissionais que tem essa característica ganham maior credibilidade em seu ramo profissional. O psicólogo deve procurar entender os problemas humanos e se solidarizar com eles.
A ética é um princípio eficaz dentro de uma profissão e quando cumprida de forma correta há benefícios tanto para quem pratica, quanto para quem recebe.
Acolhimento
O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes
Compromisso
Pontualidade, flexibilidade, atendimento de urgência, disponibilidade e 1 hora integral de atendimento são alguns exemplos que ilustram o comprometimento com a prática profissional e o respeito pelo cliente.